quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Bronislaw Malinowski

Bronisław Kasper Malinowski (Cracóvia, 7 de Abril de 1884 — New Haven, 16 de Maio de 1942) foi um antropólogo polaco. Ele é considerado um dos fundadores da antropologia social, também conhecida como a escola funcionalista. Suas grandes influências incluiam James Frazer e Ernst Mach.

Segundo o antropólogo Ernest Gellner, Malinowski tomou uma posição original em relação aos conflitos de idéias do seu tempo. Ele não repudiou o nacionalismo, uma das ideologias nascentes e marcantes do século XIX. Mas ele fusionou o romantismo com o positivismo de uma nova maneira, tornando possível investigar as velhas comunidades mas ao mesmo tempo recusando conferir autoridade ao passado. Ele rejeitou a especulação evolucionista e a manipulação do passado para fins do presente, pecados vulgares do seu tempo.

Sem dúvida, a principal contribuição de Malinowski à antropologia foi o desenvolvimento de um novo método de investigação de campo, cuja origem remonta à sua intensa experiência de pesquisa na Austrália, inicialmente com o povo Mailu (1915) e posteriormente com os nativos das Ilhas Trobriand (1915-16, 1917-18).

Posições universitárias:

* London School of Economics
* Universidade de Londres
* Universidade de Cornell
* Universidade de Harvard
* Universidade de Yale

Bibliografia

* The Trobriand Islands (1915)
* Os Argonautas do Pacífico Ocidental (Argonauts of the Western Pacific, 1922)
* The Scientific Theory of Culture (1922)
* Crime e Custume na Sociedade Selvagem (Crime and custom in Savage Society, 1926)
* Sex and repression in Savage Society (1927)
* The Sexual Life of Savages in North-Western Melanesia (1929)
* Coral Gardens and Their Magic: A Study of the Methods of Tilling the Soil and of Agricultural Rites in the Trobriand Islands (1935)
* Magia, Ciência e Religião (Magic, Science, and Religion, 1948)
* The Dynamics of Culture Change (1961)





Malinowski em "trabalho de campo".

(Artigo retirado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Bronis%C5%82aw_Malinowski)

Nenhum comentário: