Blog de notícias e informações adicionais para as disciplinas obrigatórias e eletivas de antropologia. Veicula atividades do Núcleo de Antropologia e Cidadania (NACi/UFRGS).
sexta-feira, 16 de agosto de 2013
Meus caros,
Gostaria que tomassem conhecimento do funcionamento, iniciado nesse semestre, da
disciplina HUM5055 - Afrodescendência e Cidadania no Brasil Contemporâneo, no
departamento de antropologia UFRGS.
Para organizá-la lancei mão de inúmeras colaborações e com parte do texto do
email dirigido ao Sr. Ubirajara Toledo do IACOREQ/RS destaco aspectos,
explicito caminhos a motivar a criação de outras experiências didáticas em
universidades públicas na temática.
Para quem estiver interessado, o programa da disciplina está registrado no
sistema, mas posso enviar o cronograma que detalhei para o semestre.
Um abraço,
Denise
Parte do Email:
Caro Ubirajara Toledo,
É com enorme satisfação que envio para teu conhecimento, e de nossos parceiros
de luta, o programa de disciplina eletiva oferecida ao curso de graduação em
Ciências Sociais na UFRGS que criei com apoio de meus colegas de departamento de
antropologia e que está sendo oferecida neste semestre pela primeira vez.
A temática, até então, ingressava em nossas atividades sempre como um tópico de
algum programa de disciplina na antropologia vinculada a Direitos Humanos,
Diversidade Cultural ou sobre Laudos Antropológicos. Constantemente,
interpelávamos os alunos e instrumentalizávamos a adotar uma perspectiva de
gênero e raça nas pesquisas sobre juventude (como vem fazendo o Núcleo de
Antropologia e Cidadania) e que são consoantes com as diretrizes da Conferência
de Durban sobre a produção de conhecimento sobre formas de enfrentamento a
discriminação racial.
Entendemos (em reunião de departamento de 2012) que muito pouca informação os
alunos tinham sistematizadas e disponíveis, inclusive do conjunto de
dissertações e teses defendidas no PPGAS, sobre as trajetórias afrodescendentes
no RS, ainda em sua formação já na graduação, que sinalizassem uma trajetória de
pesquisa viável na UFRGS e voltada para a reflexão sobre os temas que desenhamos
para essa disciplina.
A disciplina busca tratar do século XX no que diz respeito a luta por cidadania
e direitos humanos travada por ativistas dos movimentos negros no Brasil e RS.
Assim, nos somamos aos esforços dos historiadores da nova geração - preocupados
com as formas e visões de liberdade, para usar um termo de Sidney Chauloub, que
traduzem a luta cotidiana por justiça no pós-abolição e então debater e dar a
conhecer, na formação de acadêmicos e futuros professores, pesquisadores, as
visões de justiça que os movimentos e ativistas (nas artes, na política, teatro
e poesia) desenvolveram e também os próprios intelectuais afrodescendentes no
Brasil do século XX. Paralelo a isso, experimento a possibilidade de dar
continuidade a essa escuta e visibilidade dos intelectuais que fizeram a
diferença nesse debate no sul do Brasil - o que te inclui diretamente.
O conjunto de informações sobre assuntos desse viés já tem um corpo de
informações bastante visível no meio universitário, não estamos "criando" um
campo de estudos, e sim nos somando a universidades e centros de pesquisa no
centro do país e no RS. Entretanto, a informação e estímulo a pesquisa na UFRGS
ainda dependiam de um esforço muito atomizado, de interpelar alunos
individualmente, de depender da disponibilidade de tempo de pesquisa de
orientadores para tal temática. Chegamos a um momento em que é preciso juntar
esforços para que a área não seja um "tópico" interessante, mas que seja
canalizado e reconhecido como algo fundante dos debates sobre direitos humanos e
cidadania no país.
Essa disciplina foi criada no intuito de que a temática da afrodescendência e
cidadania possa se instalar de forma mais visível e permanente na formação de
cientistas sociais na UFRGS e participar de uma rede, que sempre tem de ser
reanimada por informações e debates, revitalizando e estimulando a compartilhar
e impulsionar a pesquisa sobre afrodescendência e cidadania no Brasil. Todavia,
os alunos matriculados na mesma, nessa primeira edição, são das ciências
sociais, políticas públicas, enfermagem, comunicação, geografia. Há alunos que
participam do DEDs como tutores no curso de formação de professores oferecido
pela proreitoria de extensão a professores da rede pública. Para constituir esse
programa tive a imensa colaboração de Iosvaldyr Bittencourt, sugerindo textos e
me animando a inserir debates que tem avançado na área de educação. Portanto,
como tudo na vida, não é um esforço individual.
(...)
Um forte abraço,
Denise
Profa. Denise Fagundes Jardim
UFRGS - PPGAS - Departamento de Antropologia
http://denisejardim.wix.com/antropologa
email alternativo: dfjardim@portoweb.com.br
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