quinta-feira, 4 de setembro de 2014

HUM 5055 - Afrodescendência e Cidadania no Brasil Contemporâneo - departamento de Antropologia - UFRGS

Desde o segundo semestre de 2013, o departamento de antropologia da UFRGS oferece a disciplina eletiva sobre afrodescendência no Brasil Contemporâneo para fomentar a realização de pesquisas e propiciar a elaboração de experimentos didáticos para o debate sobre as relações étnicos raciais no Brasil. O departamento conta com disciplinas na graduação que atualizam a temática também sobre as questões indígenas a fim de comportar as leis 10.639/2003 e 11.645/2008.
Disciplina: HUM 5055 - Afrodescendência e Cidadania no Brasil Contemporâneo Professora: Denise F. Jardim 60h/aula
Súmula: Análise dos estudos antropológicos e etnografias sobre as experiências identitárias e trajetórias de afrodescendentes no Brasil contemporâneo. A partir do exame da gênese das leis 10.639/2003: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.639.htm, das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana:http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/003.pdf e do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana: http://www.seppir.gov.br/.arquivos/leiafrica.pdf, a disciplina reúne informações e examina a multiplicidade de trajetórias e pesquisas atuais sobre processos identitários relacionados a expressões da afrodescendência e cidadania em uma perspectiva antropológica.
Veja aqui um dos trabalhos da primeira leva, de 2013, disposto aqui por estar em formato digital e acessível no youtube. http://www.youtube.com/watch?v=sFdNWT2zIwI

Nenhum comentário: