domingo, 13 de setembro de 2009

Jornada do NACi 19 e 20 de novembro de 2009

Jornadas de Pesquisa sobre Infância e Família

Os pesquisadores do Núcleo de Antropologia e Cidadania convidam para a jornada de pesquisa sobre infância e família que será realizada nos dias 19 e 20 de novembro de 2009.

Com o objetivo de fomentar a discussão e de divulgar pesquisas recentemente concluídas ou em andamento, a jornada reunirá trabalhos de pesquisadores sobre infância e família na atualidade, a partir de uma inserção direta e reflexiva no campo de debates sobre a “proteção à infância” e as relações intergeracionais.

Trata-se de promover o intercâmbio entre pesquisadores e propiciar o debate sobre diversos aspectos das concepções sobre práticas de cuidado e da socialização de novas gerações, dos modos de intervenção na família e das instituições de atendimento a crianças e adolescentes.

Programação:

Dia 19/11/2009 - Auditório do ILEA
13:30 – Inscrições no local
14h – Conferência
“Classificações e Reclassificações: O campo das Políticas Públicas de Juventude e o campo das Políticas da Infância e da Juventude.”

Conferencista convidada:
Rosilene Alvim (UFRJ – Núcleo de Pesquisa sobre Infância e Juventude)
Coordenação: Denise Fagundes Jardim (NACI/UFRGS)

Painelistas:
Claudia Fonseca (PPGAS/NACI/UFRGS)
Sinara Porto Fajardo (Assembléia Legislativa e Pós-doc PPGAS/NACI/UFRGS)
Fernanda Bittencourt Ribeiro (PUCRS e NACI/UFRGS)
Patrice Schuch (UnB)

17:30 – Coquetel de Confraternização
Lançamento do livro com a presença de algumas autoras:
“Políticas de Proteção à Infância: um olhar antropológico” (orgs) Claudia Fonseca & Patrice Schuch. Porto Alegre, Ed. da Universidade, 2009.
Autoras: Andréa Cardarello, Claudia Fonseca, Claudia Magni, Daisy Barcellos, Débora Allebrandt, Elisiane Pasini, Fernanda Bittencourt Ribeiro, Heloisa Paim, Martina Ahlert, Patrice Schuch e Pilar Uriarte Bálsamo.

Dia 20/11/2009 - Miniauditório do IFCH
Apresentação de trabalhos de pesquisa

1ª Sessão - 9h - 12h
Mediador: José Carlos Sturza

2ª Sessão - 14h - 18h
Mediador: Eduardo Martinelli Leal

18:30 – Encerramento
Retirada de atestados de freqüência.

Como apresentar seu trabalho:

As sessões de apresentação de trabalhos são abertas a alunos de graduação e pós-graduação de diferentes instituições de ensino e pesquisa. Funcionará no dia 20 de novembro como espaços de exposição e debates. Os dois turnos de apresentação e debate de pesquisas comportarão a exposição de no máximo 9 trabalhos por turno, escolhidos e agrupados por afinidades temáticas. As apresentações serão de 15 minutos, a sala é equipada com projetor, sendo previsto na mesma sessão o debate a cada três apresentações. Sugere-se como temas a serem abordados: maternidade, paternidade, relações intergeracionais, apadrinhamento, adoção, práticas de cuidado, instituições de atendimento entre outros.

PRAZOS:

O prazo para o envio dos resumos é 30 de outubro. Até o dia 10 de novembro os participantes receberão email confirmando a exposição na jornada.
Instruções quanto ao formato do resumo:

Os resumos deverão ser enviados em arquivo Word em até 20 linhas. Devem conter o título da exposição, o nome do autor, sua filiação institucional ou procedência e email para contato.

Todos os resumos a serem expostos na jornada serão divulgados na página web do NACI e estarão disponíveis para os participantes do evento.

Informações gerais:

*Inscrições no local, no primeiro dia da Jornada.
*Entrada Franca. Os inscritos na Jornada terão atestado de freqüência e de participação como expositores. Serão explicitadas as horas/aula que compõem este evento.
*Envio de resumos até o dia 30 de outubro ao email naciufrgs@gmail.com com cópia para feribeiro@pucrs.br e sinarapf@terra.com.br.

Divulgue e participe!

Nenhum comentário: